segunda-feira, 29 de junho de 2009

FNDE LIBERA PRIMEIRA PARTE DOS RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS EM NOSSO MUNICÍPIO

Em seu pronunciamento na Conferência da Educação, a secretária de educação do nosso município se expressou dizendo que Campo Alegre, ganharia duas novas escolas: uma no Povoado Chã da Imbira e outra no Distrito de Luziápolis. Com mais detalhes, queremos informar a todos os nossos internautas que o FNDE liberou no dia 09 de junho do corrente ano a primeira contra partida no valor de R$ 742,500,00, referente a primeira parcela do convênio 710272 com o nosso município. Vale salientar que esta primeira parte já está depositada na conta do município na agência bancária de nossa cidade. A outra parcela será depositada até ao final do ano. Mais informações podem ser obtidas no blog da Miguel Matias.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

ABERTA A I CONFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO DE CAMPO ALEGRE



Com o advento da Constituição Cidadã de 1988, a população passou a participar mais intensamente das políticas públicas, principalmente através dos Conselhos e das Conferências que são realizadas pelos estados membros. No dia de hoje, mais um marco fica registrado no nosso município, quando a SECRETARIA MUNICIPÁL DE EDUCAÇÃO está realizando a I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, com o tema “Construindo um sistema nacional articulado da educação".
Vários seguimentos da nossa cidade estiveram reunidos debatendo alguns eixos temáticos e sugerindo proposta que serão encaminhadas para a Conferência estadual. A palestrante do evento expôs o tema com bastante propriedade, exemplificando de uma maneira simples, a distorção que existe atualmente, por não existir um sistema articulado entre os entes federativos, que respeite as propostas regionais. De forma coerente, norteou o que vem a ser educação de qualidade e mostrou a grande diferença que existe entre o nome e a realidade da GESTÃO DEMOCRÁTICA. Quanto ao acesso e permanência à escola, exemplificou de forma prática a realidade de vários municípios.
O evento acontece hoje e amanhã, na Escola Miguel Matias, recebeu a presença de alguns vereadores, do prefeito Maurício Tenório, que em sua fala, relatou ter um carinho especial pela educação e de representantes de vários seguimentos da nossa cidade, devido a grande importância do tema para todos nós, visto que em primeiro lugar mostrará os avanços conquistados e as áreas onde serão necessários mais investimentos ou ações no sentido de atingir-mos uma educação de qualidade, que valorize o profissional e promova a tão almejada inclusão, igualdade e justiça social.
Parabéns a Secretária Nadja Azevedo e sua equipe pelo excelente trabalho desenvolvido em nosso município!

terça-feira, 23 de junho de 2009

Campo Alegre já tem novo Delegado de Polícia

Uma mudança rotineira realizada pelo comando da Polícia Civil do Estado de alagoas, motivou a mudança de vários delegados de polícia da capital e do interior do estado. Entre as quais, a mudança do delegado da polícia civil Emanuel Davi, que conforme portaria publicada, desempenhará seu ofício na capital do fumo, terra de Manoel André. Já a nossa Campo Alegre, receberá o delegado Mário Jorge, que já fez um ótimo trabalho na cidade de Teotônio Vilela.
A população campoalegrense espera que o novo responsável pela segurança pública do nosso município venha realizar um bom trabalho, principalmente referente aos constantes roubos de veículos automotores que esta acontecendo na região.

sábado, 20 de junho de 2009

PSB de Alagoas ganha mais espaço no governo Teo Vilela

Em meio a constante guerra para uma composição política que traga vantagens para o partido e principalmente para seus principais líderes, o PSB alagoano conseguiu se dar muito bem. Depois de muita conversa, estratégias e acordos políticos, o "PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO FICOU NA VANTAGEM". Com a provalvel posse de Carimbão na nova Secretaria da Paz, a ex prefeita Cátia Born assumirá a vaga na Cãmara Federal e sua vaga na pequena secretaria de Ciência e Tecnologia é pretendida pelo Arapiraquense, professor da (UNEAL), Ironaldo Marques. Entre toda essa negociata, uma coisa tem em comum... TODAS AS FUTURAS NOMEAÇÕES SÃO DO PSB DE ALAGOAS, que com isto ganha mais espaço no cenário político estadual. É importante lembrar que todas essas decisões, passam pelos principais representantes do partido, a saber: Givaldo Carimbão, Cátia Born, Alberto Sexta Feira e a vereadora de Maceió Tereza Nelma.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

MAIS UMA SESSÃO DO LEGISLATIVO MUNICIPAL

Na manhã de hoje, aconteceu mais uma sessão da Câmara de Veradores do nosso município. Entre vários assuntos abordados pelos parlamentares, o que mim chamou mais atenção foi sem dúlvida o pronunciamento do presidente da casa legislativa, Benedito Roberto, que em seu pronuncionamento fez fortes críticas a administração do Governador Teotõnio Vilela. Benedito Roberto monstrou com bastante propiedade a péssima gestão que estamos vivênciando. Na Educação, a dificuldade de falta de professores e a falta de aulas na Escola Estadual Dom Constantino; na segurança pública, não precisa nem comentar o descaso dos índices de roubos de veículos em nossa cidade; no comércio, o rigor fiscal com a nota fiscal alagoana e outros impostos sufocam os comerciantes e empresários; na saúde a falta de assistência aos hospitais; aos fornecedores (grupo de sustentação do governador), falta de incentivos etc... Vamos pará por aqui que a lista parece ser imensa....
Outro tema fundamental, foi o resultado da reunião entre os três poderes, o ministério público e representantes de alguns órgãos. Segundo o vereador, a promessa de instalação de Câmeras nas principais vias públicas da cidade, a implantação da GUARDA MUNICIPAL, E realização de constantes blitz por parte da polícia sãos as primeiras ações a serem implantadas. A população só espera que realmente essas metas venham acontecer em curto espaço de tempo.

terça-feira, 16 de junho de 2009

As obras de pavimentação prometem continuar

As obras de pavimentação que iniciaram poucos dias antes da emancipação de Campo Alegre, continuam em rítimo acelerado. Desta vez será beneficiada com pavimentação a Rua Santa Luzia, até o encontro da Rua São João. As máquinas já estão no local retirando o excesso de terra, deixando a mesma no nível para receber o meio fio e a pavimentação.
Segundo informações veiculadas semana passada na sessão da Câmara Municipal, o prefeito Maurício Tenório pretende continuar com as obras por várias vias públicas da cidade.

Reivindicação:
Outra solicitação da comunidade Campoalegrense é a colocação de postes de iluminação pública (ELETRIFICAÇÃO DA RUA), em várias artérias da cidade. Moradores afirmam que mensalmente pagam a famosa taxa de iluminação pública, (Que aqui para nós é uma das mais caras da região), no entanto algumas ruas ainda estão no escuro, visto não dispor do serviço. Semana passada algumas vias pública receberam a referida iluminação, no entanto, existe muitas outras que precisam do referido serviço que é elementar para uma moradia digna.

domingo, 14 de junho de 2009

Vai Começar a mudança no discurso e nas ações

Faltando pouco mais de um ano para as futuras eleições, os nossos "REPRESENTANTES", já começam a mudar o discurso. A tendência daqui para frente é que a péssima gestão do governo do estado venha melhorar, no sentido de fazer com que o povo esqueça a grande distãncia entre o discurso do governador e a prática da sua gestão. A Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), vem se arrastando numa crise sem precedentes, os movimentos sociais do nosso estado ( Sindicatos, associações, ONG'S etc), perderam até o canal de negociação com o referido governo. A situação da saúde está péssima! quase em coma.
No entanto no intuíto de ludibriar a mente de alguns e confundir a cabeça de outros, daqui para frente a coisa promete melhorar... Só não sabemos até quando? Enquanto isso a população informada vai fazendo uma reflexão em quem votar nas próximas eleições.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Roubo de Carro continua frequente em Campo Alegre

Mais um roubo de automóvel aconteceu na noite de ontem em nossa cidade. O proprietário do veículo se dirigia com a família e outras pessoas para a Fazenda 37 ( Fazenda do Zeca Sampaio), quando teve seu carro parado e dois homens armados pediram que deixassem o veículo. Enquanto os dois homens armados com armas em punho estavam realisando o roubo, outros dois aguardavam dentro de outro carro a realização da ação criminosa. Após, os meliantes fugiram do local sem deixar pistas. Não houve agressão física na ação pleiteada.
Nos últimos meses, vários roubos de veículos automotores vem acontecendo em nossa cidade. Nenhuma providência concreta foi tomada pelas autoridades do nosso município, que está se tornando cada vez mais uma cidade violenta. pelo visto as investigações andam em passos de tartaruga, já que não se conseguem descobrir a autoria e a participação desses crimes que vem acontecendo na região.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Comunidade Católica Confecciona o Tradicional Tapete de Corpus Christi

No dia de hoje, a comunidade católica de Campo Alegre e região se prepaparam para comemorar o dia de Corpus Christi com a Procissão pelas principais vias públicas da cidade, e que já recebeu o tradicional tapete alusivo a comemoração.
A expectativa dos organizadores, é receber centenas de fieis de outros municípios, como também a vinda do bispo diocesano Dom Valério Breda, que sempre marca presença todos os anos no evento. O movimento religioso, chegou à Campo Alegre, há muitos anos, pelo nobre professor Jorge Vieira da Costa e continua presente no calendário comemorativo dos eventos do município.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Salário Mínimo ou Utopia?

O texto Constitucional da nossa carta magna estabelece que o salário mínimo deveria suprir as despesas de um trabalhador e sua família, com alimentação, moradia, saúde, educação , vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência. Desde que foi criado, o salário mínimo vem amargando gradativamente a perca do poder de compra . Nos últimos anos, houve uma pequena recuperação, visto que os aumentos superaram a perca infracionária, no entanto ainda está muito longe da realidade de atender aos requisitos preconizados na nossa constituição. Segundo o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos ), o salário mínimo atual deveria ser de R$ 2.045,00 (Dois mil e quarenta e cinco reais), ou seja 4,4 vezes maior do que o salário vigente. O departamento fez o cálculo com base no maior valor apurado para a cesta básica em maio. A luta será grande, mais é quase uma utopia o salário mínimo chegar aos referidos percentuais, capaz de proporcionar ao trabalhador uma vida digna de qualquer ser humano.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Parabéns Campo Alegre, pelos seus 49 anos de Emancipação.

Apesar de forte chuva, a população de Campo Alegre compareceu para o hasteamento da bandeira e a formalização de abertura das comemorações alusivas aos 49 anos de EMANCIPAÇÃO DE CAMPO ALEGRE. Foi feita a tradicional corrida do fogo simbólico pelas principais ruas da cidade e em seguida houve o hasteamento da bandeira, sob o comando musical da Orquestra Filarmônica dos Amigos de Campo Alegre que abrilhantou ainda mais o evento.
A imprensa alagoana também marcou presença registrando o evento, que contou com a participação de várias autoridades políticas locais. A noite está sendo aguardada a presença do senador Renam Calheiros e do governador Teotônio Vilela. Foi entregue a população campoalegrensse uma nova ambulância para prestação de serviço na área da saúde e serão feita algumas inaugurações ao longo do dia. A tarde não poderia ser diferente, o grandioso desfile cívico, pelas principais ruas da cidade, com a presença de representaçãoes de outros municípios do estado. A noite haverá o show musical com Julinho porradão e outras atrações.

sábado, 6 de junho de 2009

Uma afronta a nossa Democracia

Lamentavelmente nossos representantes no legislativo federal na maioria das vezes legislam em causa própria. Dessa vez não foi diferente, já era de se esperar que algum parlamentar tentaria burlar os principios democraticos da auternancia do poder, controlados pelo que chamamos de freios e contra -pesos no estudo da ciência política. O deputado Jacson Barreto (PMDB - SE), já apresentou uma PEC ( Proposta de Emenda a Constituição), para aprovar a possibilidade do terceiro mandato do presidente LULA. Acontece que essa fenda é muito prejudicial para o nosso pais, que sempre pautou pelos ideais democráticos, sem falar que sendo aprovada e sancionada, daria a possibilidade dos GOVERNADORES E PREFEITOS também disputarem um terceiro mandato. È inquestionável que o presidente Lula vem fazendo uma boa administração, mais pergunto: e os maus gestores que ganham as eleições com o poder ecônomico? estes tem todo o interesse na aprovação da emenda para continuarem no poder. Dos nove deputados federais de alagoas, apenas dois se possicionam contram: Antônio Carlos Chamariz e Francisco Tenório. O motivo todos já sabem, que serão beneficiados em seus currais eleitorais ondem exercem influência. Publicamente o presidente tem demonstrado ser totalmente contra, só não se sabe até quando? e a população precisa ficar de olho, já que sendo aprovado, informações afirmam que ainda haverá um referendo popular para que a população venha decidir.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Assembleia de Deus de Alagoas se engaja em projeto do MEC

Representante do Ministério da Educação visitou a Igreja em Alagoas

Preocupada com a qualidade da Educação no Brasil e no Estado, a Assembleia de Deus em Alagoas decidiu se engajar no Plano de Mobilização Social pela Educação desenvolvido pelo governo federal por meio do MEC – Ministério da Educação. Nesta terça-feira, 02 de junho, a igreja recebeu a visita da assessora especial do ministro Fernando Haddad, Linda Taranto Goulart, para estabelecer de forma oficial a parceria com o plano. O Plano de Mobilização Social pela Educação faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e é realizado por meio do compartilhamento de competências políticas, técnicas financeiras e de mobilização social. Para isso conta com uma integração entre o poder público, alunos, professores, a família, o bairro, a cidade, agentes culturais, entidades religiosas, segmento empresarial e demais atores da sociedade civil, com a finalidade de convencimento da sociedade de que educar é uma tarefa pública e não apenas encargo do Estado.
De acordo com Linda Goulart, a igreja tem papel fundamental na execução do projeto. “O Brasil é um país muito religioso. Segundo o IBGE, a maior parte da população brasileira declara praticar uma religião, por isso nós contamos com a participação dos ministros da igreja para que as famílias e as crianças de nosso país estejam na sala de aula", disse.
Para o pastor presidente da Assembleia de Deus em Alagoas, José Antonio dos Santos, o plano é muito importante e diante da igreja o pastor reafirmou o compromisso com o governo e com a sociedade.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Convocação dos Aprovados no Concurso Público

Até que enfim, hoje foi divulgado pela Prefeitura Municipal no site da Câmara de vereadores a listagem com os nomes dos canditados convocados para assumirem suas respectivas vagas. Os mesmos devem comparecer na sede das Secretarias Municipais, ao lado do Supermercado Preço Bom, munidos dos seus documentos pessoais e uma série de outros pre - requisitos que a legislação exige. A partir de amanhã haverá vários funcionários prestando orientação e atendimento aos convocados. Informações dão conta que também haverá atendimento médico de várias especialidade (em dias alternados), para aqueles que quiserem o serviço (particular).
Lembramos aos amigos internautas que na próxima segunda feira não haverá expediente, por conta do feriado municipal da Emancipação Política. Informações das convocações ou mesmo dos documentos e exames médicos exigidos é só visitar o link: http://camaracampoalegre.com.br/

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Campo Alegre se prepara para Festa de Emancipação.

Hoje o plenário da casa legislativa Sebastião de Oliveira Gomes estava cheio. Vários professores e populares em geral participaram da sessão da Câmara de Vereadores. Em seu pronunciamento, o vereador Jura fez referência as comemorações alusivas a EMANCIPAÇÃO DE CAMPO ALEGRE, que completa 49 anos no próximo dia 08 de junho. Segundo o parlamentar, haverá o tradicional desfile cívico pelas principais vias públicas, além de uma série de inaugurações: Calçamento da rua São José, Novo Mundo, Tv. Bom Jesus, Rua Nossa Senhora das Graças e a eletrificação de várias artérias que ainda não possui postes de iluminação pública, além da inauguração de uma quadra de esportes no Distrito de Luziápolis.
CONVOCAÇÃO PARA O CONCURSO PÚBLICO:
Segundo informações veiculadas, a relação com os nomes dos convocados para se apresentar no setor de recursos humanos da prefeitura municipal irá ser divulgada no site da Câmara de Vereadore a qualquer momento. Para evitar tumulto no setor de RH, as convocações serão feitas aos poucos, já que os convocados terão que apresentar uma série de documentos