quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

FUNCIONÁRIO DO INSS VISITA iGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS PARA INFORMAR A COMUNIDADE O TRABALHO DESENVOLVIDO PELO INSS

Esteve presente na sede da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Campo Alegre, o senhor  Verônildo Pessoa, representando o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) com sede em nossa cidade, com o objetivo de passar para comunidade o trabalho realizado pelo INSS. Verônildo  afirmou numa linguagem simples que a autarquia federal  desenvolve suas atividades como uma seguradora em que o trabalhador contribui e quando se enquadra em uma das modalidades de benefícios se dirige até ao órgão que tem a missão de reconhecer os direitos do segurado. Em sua explanação, Verônildo ressaltou  em linhas gerais que o INSS trabalha com “10 benefícios” distribuídos  entre quatro aposentadorias, três auxílios, dois salários e a pensão.
  1. ·         Aposentadoria por idade – 65 anos de idade e 15 de contribuição para os homens;
  2. ·         Aposentadoria por Tempo de Serviço – 35 anos para homens e 30 para mulheres;
  3. ·         Aposentadoria por Invalidez – Quando o segurado sofre um acidente e fica inválido;
  4. ·         Aposentadoria especial – Algumas profissões  faz jus a esta aposentadoria a exemplo dos Mineiros ( trabalham em minas), dependendo da profissão se exige de 15 a 25 anos de contribuição;
  5. ·         Auxílio doença – Quando o segurado adoece  e não pode trabalhar;
  6. ·         Auxílio Reclusão -  Concedido  para a família do trabalhador que cometeu algum crime;
  7. ·         Auxílio acidente – concedido para  o trabalhador que sofreu acidente;
  8. ·         Salário família – Liberado para os filhos do trabalhador que tenham até 14 anos e que estudem;
  9. ·         Salário maternidade – Concedido para as mães que trabalham por um período de 4 meses;
  10. ·         Pensão por morte – Liberado para os filhos até a idade de 18 anos e para o cônjuge sobrevivente enquanto este estiver com vida.
Quanto aos avanços conquistados pelo INSS, o expositor relatou o fim das filas com o agendamento realizado pelo 135 (ligação) ou através da internet. O mesmo também citou a redução para 11% para contribuição como autônomo, além do fato do empreendedor (borracheiro, cabeleireiro, manicure, eletricista etc.) poder se legalizar, obter seu CNPJ e ter acesso a financiamento. Por fim, afirmou que neste ano, a referida autarquia federal pretende inaugurar 720 agências em todo o país, ao tempo que o mesmo se coloca a disposição de toda a população para esclarecer qualquer dúvida na agência da nossa cidade.

Nenhum comentário: