terça-feira, 14 de agosto de 2012

CAMPANHA PARA IMUNIZAR CRIANÇAS TERÁ NOVAS VACINAS


O calendário de vacinação infantil muda a partir deste mês. Em vez de receberem o segundo reforço da vacina oral contra a polio este mês, as crianças de até 5 anos devem fazer a revisão completa dos cartões de vacinação.

Entre sábado (18), dia nacional de mobilização, e a sexta-feira da próxima semana (24), 34 mil postos de saúde no país estarão preparados para preencher eventuais lacunas na vacinação.

Todas as vacinas que compõem o calendário básico infantil estarão disponíveis: contra tuberculose, hepatite B, difteria, tétano, coqueluche, meningite, polio, rotavírus, febre amarela, pneumonia, sarampo, rubéola e caxumba.

NOVIDADES

Como anunciado pelo Ministério da Saúde no início do ano, duas novas vacinas passarão a ser oferecidas: a com o vírus inativo da polio e a pentavalente.

Bebês que começam agora o esquema vacinal, receberão as duas primeiras doses contra a polio na forma injetável, aos dois e quatro meses de idade. Aos seis e aos 15 meses de idade, e nos reforços anuais no primeiro semestre do ano, receberão a forma em gotas.

A outra mudança é na oferta da pentavalente, que unifica a atual tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e meningite) com a imunização contra a hepatite B. Essa vacina será dada aos dois, quatro e seis meses de idade.

O Posto de Vacinação em Campo Alegre, localizado na Unidade Básica de Saúde José Egídio dos Santos já conta com todas as vacinas em seu estoque, portanto, não perca tempo, leve seu filho para receber a vacinação.

Nenhum comentário: