domingo, 15 de novembro de 2009

A GLOBALIZAÇÃO, A TECNOLOGIA E A CRIMINALIDADE

Relatório realizado pelo blogueiro no Congresso Internacional de Direito Penal
Palestrante: DAMÁSIO DE JESUS
O palestrante iniciou o tema com uma indagação: Mudou alguma coisa no mundo? Fez referência ao surgimento do computador, da internet e da tecnologia que avança rapidamente no nosso dia a dia. Mostrou o contraste entre nós que vivemos em um Estado democrático de direito: temos leis, não podemos fazer tudo o que queremos, pois estamos sujeitos a imposição do Estado; Já o crime organizado não tem lei para obedecer e podem fazer o que quiserem...
Argumentou que a moderna tecnologia trabalha em favor do crime, que dispõem dos melhores e mais sofisticados avanços tecnológicos em detrimento do nosso sistema penal que é péssimo, depois vem o inquérito policial que é um atraso, visto que posteriormente as mesmas provas deverão ser produzidas na instrução processual.
Mostrou a fragilidade e a insuficiência das penitenciarias brasileiras, mostrando que hoje para prender todos os presos que tem a prisão provisória decretada é necessária à construção de pelo menos 600 penitenciarias (sem levar em conta os presos que estão em delegacias).
Expôs a falácia do nosso sistema penitenciário, afirmando que faltam funcionários, não há delegado, promotores e hoje se constitui um dos piores sistemas penitenciário do mundo.
Quanto às mudanças ou reforma salientou que não adianta mudar o Código Penal, Código de Processo Penal que vai continuar da mesma forma. A reforma tem que ser na execução.
Para o mesmo a globalização e conseqüentemente o surgimento da moderna tecnologia trouxe irreparáveis armadilhas para a humanidade.

Nenhum comentário: